quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Bebés...Falam tanto, sem falar

Hoje encontrei um texto do Dr. Eduardo Sá que é simplesmente Perfeito!
Quando andava na universidade tive o prazer de assistir a alguns seminários em que esteve presente e a sua participação era sempre o momento alto do evento (pelo menos para mim), ainda hoje adoro ler este grande senhor!
Tantas e tantas vezes ouvi "mas vocês vão logo nem o deixam chorar! Isso não pode ser!"
Ia sim (e vou! mas agora fala) porque sempre (ou quase sempre 😝) o percebi e sabia o que queria! A mãozinha começava a esfregar a orelha, tinha sono! Estava no meu colo e esfregava o meu braço, tinha sono e queria que cantasse para ele! Mexia-se irrequieto na cama, tinha acabado de fazer xixi ou cocó (ou c "sorte" as duas lol), aproximava a boquinha aberta junto ao meu corpo, tinha fome! Etc, etc...
Sim, raramente chorava e estupidamente isso parecia incomodar algumas pessoas. "Tens que o deixar chorar! Vai ficar mal habituado"
Oh por favor! Não tenho não!!! Tenho é que o observar, perceber os sinais, entender o que quer!
Acho que na verdade é algo inato em nós mães, só precisamos de nos abstrair de comentários infundados, gente sem noção e ouvirmos sim o nosso coração, acreditarmos em nós e tirar o máximo partido deste elo único e especial que temos com os nossos filhos.
Isto vale para a vida toda, os sinais serão outros, mas vão lá estar 😉

Mamã Paleo




"No entanto, “a outra linguagem dos bebés” (que não o choro) é mais subtil e, seguramente, mais complexa. Eles falam, sobretudo, com os olhos. Na forma como os fixam. Como os abrem ou fecham. No modo como os usam para expressarem emoções e afectos. Como esboçam expressões faciais, coordenando vários músculos do rosto, com os quais comunicam, de forma, aparentemente, rudimentar mas, sem dúvida, imensamente expressiva. E como fazem acompanhar o olhar com pequenos gestos, com tanto de descoordenado como de intencional." Eduardo Sá

Ler texto completo aqui: https://www.eduardosa.com/blog/sr-beb%C3%A9/o-bebez%C3%AAs/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Popular Posts