quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Pão Alentejano Paleo da Argas - Versão Mamã Paleo

A receita original (e genial 😝) deste Pão Alentejano Paleo é da Márcia dos Temperos da Argas. Costumo fazer pão uma vez por semana para o meu marido e filho, corto em fatias, congelo e dura a semana toda. Normalmente para eles, uma semana faço o Pão Maravilha, na outra faço o Alentejano Paleo, ou, volta e meia, alguma invenção. Eu, é raro comer pão, o que não deixa de ser curioso, porque era coisa que comia tooooodos os dias e adorava, bem... na verdade ainda sinto saudades daquele pãozinho alentejano (com trigo 😩) ainda quentinho com as côdeas estaladiças 😭, mas não podendo comer esse. o resto dispenso. Quando ocasionalmente, me apetece pão, opto por pão low carb, normalmente um destes dois: Pao Fofo Low Carb ou Pão de Sanduiche.

Bem mas dizia eu que volta e meia faço o pão da Márcia e sendo a receita original para um pão mais pequeno que não durava a semana toda, costumo fazer a receita a dobrar. Contudo um dia por lapso em vez de 420grs de polvilho só meti metade lol, quando me apercebi já ele estava no forno 😅, pensei: pronto um pão para o lixo! Nada disso ficou muito bom e com uma consistência menos borrachuda (normal do polvilho).
Resumindo: a minha cabeça de vento acabou por fazer o mesmo pão mas com menos hidratos e mais fibra o que é sempre uma mais valia :D Desde esse dia, sempre que faço o pão da Márcia, faço-o com estas alterações:


Ingredientes:

200 grs de polvilho doce
140 grs de sementes de girassol moídas
130 grs de linhaça moída (pode ser dourada, castanha ou mistura das duas)
80 grs de trigo sarraceno
450mls de água
22 grsde levedura em pó para pão
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de sementes várias (sésamo, linhaça, girassol) - Opcional
Sal q.b




Preparação:

Misturar bem as farinhas, as sementes, o sal e a levedura. Juntar os líquidos e mexer muito bem.
Tapar o recipiente com a massa e deixar levedar 40min.



Colocar na forma de 25cms e levar ao forno pré-aquecido a 180o durante 50min.
Desenformar e deixar arrefecer 1hora (no mínimo)  antes de cortar.

Para dúvidas consultem o passo-a-passo da Argas :)






Sem comentários:

Enviar um comentário

Popular Posts