quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Caril de Peixe


Caril é um dos meus pratos preferidos, não interessa de quê, interessa é que seja caril. lol Tanto é, que este já é o 3º caril que partilho aqui no blogue( Caril de Lulas  e Caril de Frango).
Adoro comida com aquele toque meio oriental/exótico. Tenho uma pequena grande  "colecção" de especiarias na cozinha, frascos, frasquinhos, saquetas, caixinhas 😅 Acho que têm o poder de "abrilhantar" até a comida mais simples e básica e torná-la num maravilhoso boom de sabores. 
Curiosamente nunca comi caril sem ser feito cá em casa, por mim, a receita que faço, já há anos, é uma mistura de algumas receitas que vi na tv com outras online e desde aí tenho feito mais ou menos dentro destes contornos. Provavelmente um dia provo um "à seria" e os meus nunca mais me vão saber à mesma coisa lol

Hoje fiz um caril simples com peixe, não usei malagueta por causa do meu filho e aligeirei um pouco nas especiarias( tem 25 meses). Contudo não vejo problema algum em usar especiarias na comida dos miúdos ( sem exageros obviamente).
Por falar em filho, o meu "ajudante" agora tem uma tarefa que adora: preparo os ingredientes todos e coloco em tupperwares, ele em seguida identifica-os ( quando ainda não conhece aproveito para ensinar) e vai colocando, cada um, dentro da panela ( fora do lume, ou desligada no caso do Cuisine Companion). Fica super feliz! Quando o pai chega começa logo a (tentar) explicar que foi ele que fez o almoço.😅😍 Foi uma maneira gira e educativa que encontrei para conseguir cozinhar sem o ter sempre "à perna" 😝

O meu caril acompanhei com alface iceberg, o do marido com arroz biológico e o do filho com 50%"arroz" de couve flor e 50% arroz biológico (misturei os dois).






Ingredientes:

400grs de Peixe Branco sem espinhas em cubos (pescada, tamboril etc) 
200grs de camarão médio 
400mls de leite de coco
2 tomate grandes maduros sem pele e grainhas 
1 cebola grande
1 dente de alho 
3 colheres de sopa de azeite ou óleo de coco
2 colheres de sopa de vinho Branco
1 colher de sopa bem cheia de Caril
1/2 malagueta ou a gosto 
Sumo de meia lima
Meio raminho de coentros picados
Sal e pimenta q.b





Preparação:

(No Cuisine Companion)

Temperar o Peixe com sal e pimenta. 

Escaldar o Peixe e os camarões, no programa P1, cozedura lenta (130oC), durante 5minutos. Retirar e reservar 50mls da água. 

Limpar a taça.

Colocar a lâmina picadora na taça, colocar a cebola em bocados, o alho e o tomate. Picar na velocidade 11, durante 20 segundos.

Trocar a lâmina picadora pelo acessório misturador. Juntar o óleo de coco
Programa P1 de cozedura lenta (130o) durante 10min.

Destapar e juntar o leite de coco, o vinho, as especiarias, o Peixe em cubos e o sumo da lima. Liguar novamente o programa P1 de cozedura lenta (130o), durante 15 min. 

Destapar e juntar o camarão e os coentros picados. Tapar 5 min para o camarão acabar de cozer só com o calor do molho.

Servir.


(Sem Robot)


Temperar o Peixe com sal e pimenta. 

Dar uma breve fervura no peixe e nos camarões, durante 5 minutos. Retirar e reservar 50mls da água. 

Picar grosseiramente a cebola, alho e tomate. Colocar numa panela juntamente com o óleo de coco. Deixar cozinhar com o lume no mínimo cerca de 15min. Triturar com a varinha mágica.

Juntar o leite de coco, o vinho, as especiarias, o peixe em cubos e o sumo da lima. Cozer, com o lume no mínimo, durante cerca de 15 min. 

Destapar e juntar o camarão e os coentros picados. Tapar 5 min para o camarão acabar de cozer só com o calor do molho.

Servir.


Ver também Caril de Lula  e Caril de Frango

Sem comentários:

Enviar um comentário

Popular Posts