segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Croquetes de Perú e Legumes

Há poucos dias fiz pela primeira vez Croquetes de Carne, ficaram tão bons que hoje decidi fazer mais, mas como não tinha carne de vaca já confeccionada, resolvi optar por perú que pode ser utilizado crú e ao fritar ou ir ao forno coze muito rapidamente.
A estes decidi adicionar mais legumes para serem mais interessantes a nível nutricional e dar ao meu bebé.
Foi a segunda vez que usei a nova jóia da coroa cá de casa a Cuisine Companion. 😊😋😍 Realmente demorei menos de metade do tempo que tinha demorado a fazer os primeiros, o que é sempre bom quando temos um menino de dois anos cheio de genica a querer brincar connosco 😆
É uma receita muito versátil, podem trocar o perú por frango, vaca, peixe, camarão, polvo, etc... e adicionar os vegetais que gostam mais.
São uma ideia gira tanto para piqueniques, idas à praia, prato principal, entrada, festas, etc.. E pode fazer logo em quantidade, congelar e fazer posteriormente.
Tal como nos croquetes "originais" aqui ficaria muito bem um pouco de chouriça, contudo não só o meu marido não gosta, como o meu filho ainda não come enchidos e companhia e sinceramente não faço grande questão que coma. Mesmo eu (apesar de adoooorar enchidos e fumados) tento ter atenção à sua origem e acabo por só consumir muito ocasionalmente quando um familiar nosso nos oferece caseiros, feitos com carne de porco caseira, temperos e sal. Gordura de produção intensiva não é saudável e carnes fumadas ou salgadas com sal refinado também nada têm de bom. Já para não falar na enorme quantidade de E's e companhia que habitualmente este tipo de produtos têm quando são vendidos em grandes superfícies. Bom mas adiante, chega de "conversa para encher chouriços" lol 😛 vamos à receita:



Ingredientes:

450 grs de carne de peru limpa (usei peito) - dê preferência a animais de produção extensiva
120 grs de cebola
30 grs de cenoura em rodelas
30 grs de chouriço vermelho ou bacon ( opcional - não usei)
25 grs de salsa
25 grs de brócolos ou espinafres ou outro vegetal a gosto
30 grs de farinha de amêndoa (amêndoa moída)
1 dente de alho
1 ovo
1 colher de chá de sumo de limão
1 colher de chá de caril (opcional - pessoalmente acho que dá um toque fantástico)
sal
pimenta

Farinha de mandioca para panar


Preparação:

Com a lâmina picadora, pique todos os ingredientes menos a carne, o chouriço (caso use), a farinha de amêndoa e o ovo, na velocidade 11, durante 10 segundos. Reserve.

Pique a carne e o chouriço( caso use) na velocidade 12, durante 30 segundos. Deve ficar uma espécie de pasta, caso seja necessário volte a picar na velocidade 12, mais 15 segundos.

Troque a lâmina pelo acessório misturador. Junte os outros ingredientes previamente picados, os temperos, o ovo e a farinha de amêndoa. Misture na velocidade 8, durante 20 segundos.

Coloque a massa num recipiente e leve ao congelador cerca de 10 minutos ou 40 minutos no frigorífico.

Retire a massa do frio, coloque na M-Press (comprei à minha amiga e parceira do blogue Soluções Perfeitas - TW), com os bicos redondos para croquetes.


Corte de 3 em 3 riscos, molhe a espátula e retire os croquetes um a um, passando-os em seguida por farinha de mandioca. Se desejar dar-lhes um "crunch" extra, passe por ovo batido e volte a passar pela farinha de mandioca (neste caso não o fiz).

Leve os croquetes ao congelador, cerca de 10 minutos. Retire e frite em óleo de coco, ou leve ao forno, a 180º cerca de 15 minutos, vire os croquetes e deixe dourar mais 10 minutos.



Sugestão de acompanhamento: Salada, legumes ao vapor, molho de abacate"arroz" de couve-flor ( simples ou com cenoura, coentros, tomate etc), "Risotto" de Sarracenomaionese caseira


Ver também: Croquetes de Carne de Vaca e Patanisca de Bacalhau




Sem comentários:

Enviar um comentário

Popular Posts